Home
Visual novo com economia antiga

Entre as modificações observadas na Yamaha YBR 125 Factor 2009 está o novo design, mais agressivo e robusto. O que não mudou é que ela continua sendo considerada a "mais econômica da categoria", título do qual a fabricante não abre mão.

O modelo 2009 da Yamaha YBR 125 Factor passou por algumas mudanças e está de cara nova, além de contar com maior rigidez do chassi, melhor distribuição de peso, ergonomia e ciclística. De acordo com a fabricante, a moto oferece excelente custobenefício, confiança, robustez, durabilidade, economia de combustível, conforto na pilotagem e versatilidade além do novo visual, agora mais agressivo.

A máquina está sendo comercializada em três versões: YBR 125 Factor K, com partida a pedal, YBR 125 Factor E, com partida elétrica, e YBR 125 Factor ED, com partida elétrica, freio a disco dianteiro e rodas de liga leve. As cores disponíveis são azul, vermelha, preta e prata.

No quesito economia, ela continua mantendo a boa média de 35 a 40 km/l. Porém, devido ao motor menos potente que o de algumas concorrentes da mesma categoria, exige mais aceleração em determinadas situações. Por conta disso, nem sempre o consumo é tão baixo. Mas há outros pontos positivos no modelo, que já vem equipado com a torneirinha de combustível e luz indicadora de reserva, fazendo com que até o mais distraído chegue ao posto mais próximo antes de ficar a pé.

A EVOLUÇÃO
A Yamaha lançou, em abril de 2000, seu então novo modelo de motocicleta. Um projeto desenvolvido exclusivamente no Brasil, com motor monocilíndrico quatro tempos de 125cc, refrigerado a ar, comando de válvulas no cabeçote e transmissão por corrente, possibilitando mais economia e melhor desempenho em um motor compacto e leve.

Com a grande procura pela categoria das 125cc no mercado nacional, a família YBR 125 cresceu ano a ano, até chegar a estes últimos lançamentos que, de acordo com a Yamaha, possuem preços sugeridos ao público em torno de R$ 5.600,00 para o modelo YBR 125 Factor K, R$ 6.210,00 para a YBR 125 Factor E e R$ 6.585,00 para a YBR 125 Factor ED, incluindo óleo e um ano de garantia sem limite de quilometragem, benefício importante para quem utiliza a moto como instrumento de trabalho.

Preços sugeridos pela fabricante:
YBR 125 Factor K R$ 5.600.
YBR 125 Factor E R$ 6.210.
YBR 125 Factor ED R$ 6.585.

MAIS AGRESSIVO
O novo modelo está esteticamente mais moderno, com tanque de combustível robusto e volumoso, uma falsa entrada de ar, paralama dianteiro, tampas laterais e rabeta afinada e ascendente, inspirada nos modelos esportivos da marca. Todas essas características, associadas ao novo paralama traseiro, transmitem o aspecto esportivo à moto.

MOTOR
A moto trabalha com um monocilíndrico quatro tempos de 125cc, refrigerado a ar, com curva de torque em baixas e médias velocidades que privilegiam o deslocamento no trânsito. O comando de válvulas é simples no cabeçote com transmissão por corrente (OHC). Possui balanceador no eixo do virabrequim e elimina vibrações do motor, proporcionando mais conforto ao piloto.

O filtro de óleo é centrífugo, portanto, não há necessidade de substituição, mas apenas de limpeza. O produto é feito em espuma lavável e o novo carburador BS 25 tem acionamento do segundo estágio a vácuo, com válvula de solenóide Cut-off e TPS (sensor de posição do acelerador), proporcionando menor consumo de combustível. Além disso, apresenta funcionamento semelhante ao que verificamos em um motor injetado.

Novo CDI-DC oferece respostas rápidas, menor índice de emissões e função modo segurança, que informa no painel qualquer falha do sistema de ignição. A máquina ainda conta com novo sistema de indução de ar, escapamento com dois catalisadores, dois novos protetores antiqueimadura e câmbio de cinco velocidades, macio e preciso.

CHASSI
O chassi do tipo Diamante, com nova montagem e reforços que privilegiam a ciclística e a resistência, proporciona o acréscimo de 19 kg à capacidade de carga máxima, agora com um total de 179 kg. O chassi é leve e resistente a torções, confeccionado em tubos de aço. Conta, também, com nova alça para a garupa com reforço estrutural, nova posição da trava de capacete e pedaleiras da garupa fixadas ao suporte. Além disso, não transmite os impactos das irregularidades do solo aos pés e pernas do piloto.

COMPONENTES
A Yamaha YBR 125 Factor possui novo tratamento térmico da barra da suspensão, garantindo maior resistência à moto. Os piscas agora são semelhantes aos da YZF-R1, moto que você pode conhecer na seção Sonho de Consumo da edição 1 da Revista Mundo Moto.

O suporte do farol é feito na cor cinza e o design dos refletores otimiza a distribuição de luz. O painel está mais inclinado, com nova iluminação e hodômetro total e parcial. Todas as versões vêm com marcador de combustível (setas, neutro, anomalia no sistema de ignição e farol alto). A pinça do freio a disco tem um único pistão, de maior diâmetro (no caso da YBR 125 Factor ED), mantendo a frenagem segura com menos peças e componentes.



Categoria
Utility
Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 124 cc
Potência Máxima 11.2 cv a 8,000 rpm
Torque Máximo 1.13 kgfm a 6,000 rpm
Diâmetro x Curso 54,0 x 54,0 mm
Sistema de Alimentação BS 25 Mikuni (segundo estágio a vácuo)
Ignição Eletrônica digital (CDI)
Bateria 12 V x 5,5 Ah
Farol 12V 35 W/35W
Sistema de Partida Pedal (K), Elétrica (E e ED)
Tanque de Combustível 13,0 litros
Óleo do Motor 1,2 litros
Transmissão 5 velocidades
Sistema de Lubrificação Cárter úmido
Embreagem
Multidisco em banho de óleo
Suspensão Dianteira Telescópica
Suspensão Traseira Braço oscilante, 2 amortecedores, mola helicoidal, 5 regulagens de carga
Freio Dianteiro Tambor de 130 mm de diâmetro
Freio Traseiro A tambor com 130 mm de diâmetro (K e E), Disco de 245 mm de diâmetro (ED)
Pneu Dianteiro 2.75 - 18 42P Metzeler ME 22
Pneu Traseiro 90/90 - 18 57P Metzeler ME 22
Chassi
Diamond
Altura do Assento 780 mm
Distância Mínima do Solo 175 mm
Dimensões (C x L x A) 1.980x760x1.080 mm
Distância entre Eixos 1.290 mm
Peso Seco 110 kg (K), 112 kg (E), 112 kg (ED)
Cores Prata, vermelha, preta, azul

OPINIÃO MUNDO MOTO
A Yamaha YBR 125 Factor está mais bonita. Esteticamente fica à frente da maioria das concorrentes da categoria. Ainda peca por não ter injeção eletrônica, embora utilize o sistema Cut-off. Ouvindo alguns usuários da moto chegamos à conclusão de que todas as modificações feitas na versão 2009 foram para melhor. Entretanto, com relação à economia a polêmica prevalece: se a moto não tem um bom desempenho normalmente, forçando uma aceleração mais "esgoelada" em algumas situações, o consumo do combustível consequentemente será aumentado.

O QUE VOCÊ ACHOU da Yamaha YBR 125 Factor?
E qual moto gostaria que fosse testada por nossa equipe?
Dê sua opinião.

Compartilhar
Compartilhar por E-mail

Comentários

Para postar comentários é preciso estar logado, utilize os campos de acesso no topo desta página ou clique em cadastro
15/04/2014
Garmin Zumo 390LM, o GPS mais seguro para andar de moto
19/03/2014
Garmin lança tablet com GPS, Wi-Fi e sistema operacional Android
26/02/2014
Triumph Bonneville ganha novas opções de cores na linha 2014
26/02/2014
Harley-Davidson Financial Services lança condição especial para a Fat Boy® 2014
25/02/2014
Nasa Capacetes apresenta modelo SH-821
24/02/2014
Triumph oferece variedade em malas para motocicletas
20/02/2014
Nova Honda CBR 500R: a porta de entrada para as esportivas
19/02/2014
Polaris lança edição limitada de RZR S 800 Polaris Cup
18/02/2014
Polaris inaugura primeira concessionária em Curitiba
12/02/2014
Ducati apresenta nova Monster 1200 e 1200 S
10/02/2014
Phoenix Studio apresenta Scooter Velocette
05/02/2014
Riffel apresenta Jaqueta Shield
27/01/2014
Modelo de macacão usado por piloto da Ilha de Man é lançado no Brasil
24/01/2014
Triumph apresenta novidades no Salão Bike Show, no Rio
23/01/2014
Conheça a coleção de acessórios com mais de 200 itens para motociclistas
20/01/2014
Grupo Montanna apresenta rodas Maxx Premium
10/01/2014
Acessórios Incríveis têm cadeados para motos e bicicletas
07/01/2014
Triumph lança Tiger Explorer XC no Brasil
26/12/2013
Capacete aberto da LS2 é inspirado em categoria Café Racer
23/12/2013
TAG Heuer apresenta óculos inspirados no universo automobilístico
CLIMA TEMPO
PARCEIROS